quinta-feira, 14 de maio de 2009

ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO

.
A Câmara Municipal de Pedro Leopoldo quer erradicar o analfabetismo dos servidores municipais. Projeto de Lei 25/2009, de autoria do vereador Vanderlei Dias (PMDB), apresentado na plenária do último 13, cria Programa de Erradicação e Semianalfabetismo dos Servidores Municipais. De acordo com o vereador, o objetivo é aprimorar os conhecimentos básicos dos servidores para que eles possam conseguir melhores condições sociais e melhorar a prestação de serviços municipais.
Segundo Vanderlei Dias, o problema do analfabetismo no Brasil é enfrentado pelos governos das diferentes esferas da Federação. No entanto, não existem registrados programas específicos voltado para os servidores públicos no município. "A princípio, a idéia era estimular a autoestima dos servidores. Porém, percebemos que o programa de erradicação seria mais eficientes para solucionar problemas dos servidores que não possuem formação escolar e que necessitam de indicações para trabalhar como servidores públicos", justificou Vanderlei.
Segundo ele, essa realidade pode ser modificada, no entanto, é necessário que o Poder Público invista. Para identificar a real demanda, o vereador disse que está sendo feito um levantamento do número de funcionários. Além disso, alguns reajustes quanto ao conteúdo do programa serão realizados até a primeira discussão. O projeto, que vai ser discutido em primeiro turno nas próximas reuniões, ainda precisa ser analisado pelo setor jurídico da Casa. A expectativa, segundo Vanderlei, é garantir melhores condições sociais a essas pessoas. "Acredito que essa é uma forma de dar um retorno aos servidores municipais e também de compensá-los pelos serviços prestados à cidade, além de estimular um atendimento mais qualificado", ressaltou.
A princípio, o projeto prevê, além de servidores públicos, a participação dos servidores terceirizados. Caberá à Secretaria Municipal de Educação desenvolver o projeto educacional específico para os participantes. De acordo com a proposta, a classificação dos analfabetos, semianalfabetos ou de baixa escolaridade serão selecionados pelo Poder Executivo, o qual poderá utilizar-se de outros programas desde que atenda os objetivos do projeto.
.
Fonte: Jornal Éh Notícia Linha Verde - 30 de abril a 6 de maio de 2009
.

Nenhum comentário: